programa premia e leva educação ambiental a milhares de estudantes de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (3) da premiação do Concurso Agrinho 2025, que promove a valorização da educação ambiental e do agro nas escolas públicas e privadas de todo Estado. A iniciativa é realizada pelo Senar-MS (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural), do Sistema Famasul.

Ver completo

O programa promove ações pedagógicas que aproximam os estudantes do campo, do meio ambiente e do conhecimento, por meio de concursos culturais, projetos escolares e formação de professores. A cerimônia de entrega de prêmios ocorreu no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.

Ver completo

Eduardo Riedel foi quem trouxe o “Agrinho” para Mato Grosso do Sul quando era presidente da Famasul, em 2014. “Quando conheci o programa entendi que nosso Estado não poderia ficar de fora e começamos a realizar. No primeiro ano teve a participação de oito municípios e algumas escolas com o envolvimento de 30 mil alunos. Hoje quando vemos em que se transformou o Agrinho nos dá uma alegria muito grande”.

Ver completo
Ver completo

O governador destacou que o programa leva aos jovens informações de qualidade. “É um conhecimento que elas (crianças) jamais vão deixar de lado, no sentido de entender a produção, a preservação, como as cadeias (produtivas) estão organizadas, assim como a nossa cultura, que tem o Pantanal muito presente na vida de todos”, completou.

Ver completo

Na sua 11° edição, o Agrinho é voltado para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com a participação de escolas públicas e privadas do Estado. Neste ano o tema é “Cultivando Saberes, Protegendo o Pantanal”, em uma proposta que incentiva práticas educativas que unem sustentabilidade, produção agropecuária responsável, proteção dos recursos naturais e formação de crianças e jovens mais conscientes sobre Pantanal, com sua devida importância ambiental, cultural e produtiva.

Ver completo
Ver completoVer completo

“Agrinho começou no Paraná em 1995 e chegou ao nosso Estado em 2014 trazido pelo Eduardo Riedel. Nesta edição reforçamos o compromisso com a produção responsável e a preservação do nosso bioma (Pantanal). Quando começou tinha 30 mil alunos e oito municípios. Com trabalho árduo batemos o recorde hoje, com 605 escolas, 216 mil alunos, 16 mil professores envolvidos e 79 municípios”, revelou o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

Ver completo

Para disputar aos prêmios os alunos puderam apresentar desenhos, redações, fábulas, poemas, cartas, contos, paródias, podcasts e reportagens. Já professores e coordenadores enviaram relatos sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, alinhadas ao tema do concurso.

Ver completo

As escolas também poderiam ser premiadas com um relato institucional que destaque ações coletivas e sua relação com o tema anual. Mais de 1 milhão de alunos, 65 mil professores e 3,8 mil escolas já foram impactados com o programa.

Ver completo

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MSFotos: Saul Schramm/Secom

Ver completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Corumbá MS