Prefeitura anuncia R$ 4,7 milhões para reforma da Casa do Artesão em celebração dos 50 anos

O anúncio de um novo projeto de restauração marcou a celebração dos 50 anos da Casa do Artesão na manhã deste sábado, 29 de novembro. Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira informou que o edital de licitação está em fase de finalização e a obra receberá um investimento de R$ 4.726.196,66.

Ver completo

Os recursos são provenientes do Governo Federal, com execução a cargo do município. Dr. Gabriel afirmou que a reforma é uma prioridade da gestão, que trabalha com o objetivo de destravar obras paralisadas e valorizar a memória local. O secretário Chicão Vianna (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) também participou da solenidade.

Ver completo

“Conseguimos destravar muitas situações que estavam paradas. Não é só a reforma da estrutura, é cuidar da nossa memória e tradição”, disse o prefeito. De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, a obra tem previsão de um ano de execução.

Ver completo

Ver completo

Localizada em um prédio do século 19 que abrigou a antiga cadeia pública até 1970, a Casa do Artesão foi inaugurada em 1975 após restauração pela extinta Pro-Sol (Fundação de Promoção Social). O espaço transformou celas em ateliês, tornando-se referência na produção de artesanato com couro de peixe, salsaparrilha, aguapé e madeira.

Ver completo

Projeto e integração

Ver completo

O novo projeto visa integrar o edifício histórico ao turismo de experiência e garantir melhores condições sanitárias e técnicas para os 15 artesãos que atuam diariamente no local.

Ver completo

Segundo Lauzie Xavier Salazar, diretora-presidente da Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico), a intervenção respeitará as características do imóvel, mas trará funcionalidades modernas.

Ver completo

“Vamos abrir uma parte para adicionar um restaurante ou lanchonete, que poderá ser terceirizado, para vender comida típica”, explicou Salazar. O projeto inclui ainda tratamento de água para as oficinas de couro e argila, além de acessibilidade.

Ver completo

Caroline Garcia, chefe do escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso do Sul, destacou a importância dos recursos federais para a preservação do patrimônio. "Investir em cultura é investir em desenvolvimento", afirmou.

Ver completo

Continuidade e futuro

Ver completo

A diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, garantiu que os artesãos não precisarão deixar o local totalmente durante as obras. A intenção é organizar a logística para manter a produção ativa.

Ver completo

Wanessa antecipou que, após a reforma, será lançado um edital de ocupação para regularizar e democratizar o acesso de novos artesãos ao espaço.

Ver completo

Atualmente, a Casa comercializa desde trançados e esculturas até amigurumis e farinha de bocaiúva, servindo como ponto de sustento para dezenas de famílias e símbolo da identidade pantaneira.

Ver completo

A Casa do Artesão fica na rua Dom Aquino, entre as ruas Tiradentes e Ladário, área central de Corumbá.

Ver completo

Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá

Ver completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Corumbá MS