O Município de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com a aplicação de inseticida por meio de carros fumacê. O reforço teve início na segunda-feira, 24 de fevereiro, e seguirá um cronograma com três ciclos de borrifação, realizados com intervalos de três dias entre cada etapa.
A ação utiliza máquinas UBVs pesadas, montadas sobre veículos, para a pulverização do inseticida em diferentes regiões do município. O processo segue recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e será feito da seguinte maneira:
Cada área será atendida três vezes, garantindo maior eficiência no controle do mosquito.
Além do fumacê, a Secretaria Municipal de Saúde mantém regularmente ações educativas e operacionais, voltadas para a eliminação de pequenos e grandes depósitos de larvas do mosquito. As iniciativas incluem:
A cidade de Corumbá reforça que o envolvimento da população é essencial para o sucesso das ações, pois 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências.
A aplicação do inseticida segue um cronograma organizado por bairros e horários específicos:
O Município de Corumbá orienta que, durante a passagem do fumacê, portas e janelas sejam abertas para permitir a entrada do inseticida nos ambientes internos, garantindo maior eficácia no combate ao mosquito.
A aplicação do fumacê é uma medida emergencial e complementar, mas a eliminação de criadouros dentro das casas e quintais continua sendo a forma mais eficaz de prevenção. A cidade reforça a importância da participação ativa da população, evitando o acúmulo de água parada e denunciando locais que possam servir como criadouro do mosquito.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!