Com valorização da cultura sul-americana, Festival América do Sul inspira e integra população

O FAS (Festival América do Sul), realizado entre 15 e 18 de maio em Corumbá, é um dos eventos culturais mais significativos da região sul-americana. Pela primeira vez o festival foi montado no Porto Geral área histórica de Corumbá, às margens do Rio Paraguai.

Ver completo

O governador Eduardo Riedel, e a primeira-dama Mônica Riedel, participaram do FAS, percorreram o circuito assistiram a apresentação da banda do Exército no Forte Junqueira (com músicas regionais) e do grupo Catedral Erudita – de música clássica –, além do show principal deste sábado (17), da cantora Alcione.

Ver completo

“O Festival América do Sul aproxima e dá oportunidade para que a população tenha acesso a cultura brasileira e de outros países", disse Riedel.

Ver completo

Em sua nova edição, após um ano de interrupção, o festival trouxe como inspiração o tema “Singularidades que integram a América do Sul”, reafirmando a missão de promover a integração entre os povos por meio da arte, da cultura, da história e da consciência ambiental. A realização do FAS conta com um investimento de R$ 6 milhões por parte do Governo do Estado, e apoio da Prefeitura de Corumbá.

Ver completo

Grandes atrações da música brasileira já passaram pelo palco do Porto Geral como Duduca & Dalvan, ícones da música sertaneja “raiz”, e Xamã, destaque da atual safra do rap nacional, que se apresentou na sexta-feira (16).

Ver completo

Ontem (17), a cantora maranhense Alcione, uma das mais exponenciais vozes do samba reuniu mais de 50 mil pessoas. E neste domingo (18), a apresentação de encerramento será do grupo Pixote e Isabel Fillardis, clássicos do pagode e MPB.

Ver completo

“É uma honra tocar no Festival América do Sul, em Corumbá”, disse Alcione durante o show.

Ver completo

Durante o FAS, as ruas, praças e centros históricos de Corumbá – especialmente o Casario do Porto, patrimônio tombado pelo IPHAN – receberam mais de 150 atrações culturais, todas com entrada gratuita.

Ver completo

Além da música, o festival oferece uma programação diversa, com teatro, dança, literatura, circo, cultura de rua, gastronomia, artesanato, contação de histórias e debates sobre temas relevantes como meio ambiente, turismo e educação. A expectativa é atrair mais de 50 mil visitantes, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local, e fortalecendo a economia da região.

Ver completo

Homenagens

Ver completo

Entre as homenagens realizadas no festival estão para Francisco Ignácio da Silva Neto, popularmente conhecido como Tim, que morreu em maio de 2017. Ele foi o primeiro compositor de Mato Grosso do Sul a ter uma música gravada em disco, o samba-canção “Silêncio Noturno”.

Ver completo

O outro homenageado foi o músico e compositor Mário Zan, que morreu em novembro de 2006, autor da canção “Chalana”, escrita quando o artista estava em Corumbá, hospedado no Hotel Galileo (hoje, ocupado pela Prefeitura de Corumbá).

Ver completo

História

Ver completo

O Porto Geral de Corumbá é um dos principais símbolos históricos de Mato Grosso do Sul, representando um ponto de conexão entre o Pantanal e o restante do Brasil. No século XIX, tornou-se um centro comercial de grande importância, impulsionado pelo ciclo da navegação fluvial.

Ver completo

Durante esse período, o Porto Geral foi crucial para o escoamento de produtos como erva-mate, couro, carne seca e minerais, que eram transportados via Rio Paraguai.

Ver completo

A atividade comercial impulsionou o crescimento de Corumbá, transformando a cidade em um dos maiores polos econômicos da região Centro-Oeste, especialmente antes da construção da malha ferroviária. O local, que até hoje preserva o charme histórico, se mantém como um testemunho da época de grande prosperidade da cidade.

Ver completo

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MSFotos: Saul Schramm/Secom

Ver completo

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Corumbá MS