Ação da Prefeitura de Corumbá (Povo das Águas) atenderá cerca de 220 famílias do Médio Pantanal com serviços de saúde, assistência social e educação
A partir desta terça-feira, 13 de maio, a Prefeitura de Corumbá inicia mais uma etapa do Programa Social Povo das Águas, desta vez voltado às famílias ribeirinhas da região do Taquari, no Médio Pantanal. A iniciativa, realizada com recursos próprios do município, é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e visa garantir o acesso a serviços públicos essenciais em áreas de difícil acesso.
Itinerário dos atendimentos no Taquari
A programação começa no dia 13, das 08h às 12h, no Porto Sagrados, atendendo moradores da Colônia São Domingos. Confira o cronograma completo dos atendimentos ao longo da semana:
-
14 de maio (quarta-feira): Porto Sairú – Colônia do Bracinho, das 08h30 às 12h30
-
15 de maio (quinta-feira): Porto Figueira – retorno à Colônia São Domingos, das 08h30 às 12h30
-
16 de maio (sexta-feira): Porto da Fazenda Abate – Colônias do Cedro e Limãozinho, das 08h às 12h
-
17 de maio (sábado): Porto da Casa do Ná (Sr. Paulo Amaro) – Colônia do Cedrinho, das 08h às 12h
-
18 de maio (domingo):
-
Manhã (07h às 11h): Porto Buritizal – Colônia do Corixão
-
Tarde (13h às 16h): Porto Paraná – Colônia do Rio Negro
-
Segundo o coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos, a ação atenderá cerca de 220 famílias, que enfrentam desafios naturais da região, especialmente durante períodos de cheia. “Estamos avançando mês a mês para garantir que todas as comunidades ribeirinhas tenham acesso ao básico. Após o Alto Pantanal em março e Coimbra em abril, agora é a vez do Médio Pantanal”, destacou.
O que é o Programa Povo das Águas?
Criado em 2009 e regulamentado pela Lei Municipal nº 2.263/2012, o Programa Povo das Águas é uma iniciativa pioneira que visa garantir dignidade e cidadania às populações ribeirinhas. Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, o programa realiza atendimentos diretos e distribui benefícios eventuais nas comunidades mais isoladas da região.
Além dos atendimentos individuais, a ação busca fortalecer os vínculos sociais e oferecer suporte para o desenvolvimento comunitário sustentável, promovendo a inclusão e a equidade no acesso às políticas públicas.
Por que esse programa é importante?
Para quem vive em áreas remotas do Pantanal, o deslocamento até a área urbana pode ser difícil, caro ou até impossível em determinadas épocas do ano. Por isso, ações como o Povo das Águas são essenciais para garantir que nenhum cidadão fique desassistido.
Foto: Clóvis Neto