O PROCON de Corumbá realizou, na manhã desta segunda-feira (04), uma ação de fiscalização na agência dos Correios do município, após denúncias de que diversos consumidores, incluindo idosos, aguardavam atendimento em pé e sob chuva, em razão do atraso na abertura da unidade.
Durante a vistoria, foi lavrado auto de infração em razão da má prestação de serviços, uma vez que a equipe constatou descumprimento do horário regular de funcionamento, ausência de informações claras aos usuários e desrespeito ao tempo máximo de espera previsto na legislação municipal.
Segundo apurado, a agência funcionou entre os dias 28/07 e 01/08 em horário excepcional, das 09h às 11h, conforme placa afixada na entrada do local. No entanto, para esta segunda-feira (04), não havia comunicado prévio sobre a manutenção desse horário reduzido. Muitos consumidores compareceram à agência a partir das 08h e foram surpreendidos com a informação de que o atendimento só teria início às 09h. Um novo cartaz informativo foi colocado posteriormente, mas muitos já aguardavam sob chuva no local.
A fiscalização também identificou irregularidades no sistema de atendimento prioritário. As senhas destinadas ao público idoso, especialmente àqueles que buscavam orientações para questões relacionadas a descontos indevidos em seus benefícios do INSS, não continham o registro do horário de chegada e de atendimento, impedindo a verificação do tempo efetivo de espera.
Além disso, o tempo máximo permitido de 15 minutos para atendimento, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.177/2011, foi descumprido, com registros de usuários aguardando entre 50 minutos e pouco mais de uma hora para serem atendidos.
O PROCON Corumbá reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores e segue atuando de forma firme e técnica para garantir um atendimento digno, eficiente e respeitoso à população.
Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá