A Prefeitura de Corumbá repassou nesta quinta-feira, 11 de setembro, R$ 58.118,46 ao Instituto Alma Pantaneira, organização que atua com a Expedição Médicos do Pantanal no atendimento a comunidades vulneráveis da região. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito, Dr. Gabriel Alves de Oliveira. A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, participou da agenda, que integra as comemorações do aniversário de 247 anos da fundação de Corumbá.
O recurso é fruto de emenda parlamentar do vereador Chicão Vianna e será destinado à compra de equipamentos utilizados nas ações de saúde. O Instituto Alma Pantaneira iniciou suas atividades em 2012 e conta atualmente com equipe formada por médicos, dentistas, veterinários, enfermeiros e voluntários de apoio vindos de vários estados do país.
“O Instituto Alma Pantaneira tem mostrado ser uma referência no atendimento às comunidades isoladas, com seriedade e compromisso. Esse tipo de trabalho complementa as políticas públicas e garante que a população mais distante da área urbana também receba cuidados de saúde e assistência. É uma parceria que valoriza a vida e fortalece nossa rede de proteção social”, destacou Dr. Gabriel. Mesmo diante das intercorrências financeiras, a Prefeitura garantiu o repasse dos recursos.
Na avaliação da vice-prefeita, a iniciativa reforça a atuação do município junto à população ribeirinha. “Estamos realizando essa importante ação de repasse e agradecemos imensamente ao vereador Chicão Vianna, que destinou essa emenda ao Instituto Alma Pantaneira, responsável por um belíssimo trabalho. Eles complementam as ações da Prefeitura, levando assistência médica às fazendas pantaneiras. Esse recurso dá suporte para que, em outubro, seja realizada uma nova expedição em benefício da população pantaneira”, disse.
O vereador Chicão Vianna afirmou que o repasse atende a uma demanda antiga. “É muito importante essa destinação. Há mais de quatro anos tentamos garantir esse recurso e, agora, na gestão do Dr. Gabriel e da vice-prefeita Bia Cavassa, conseguimos entregar para a comunidade e para esse instituto maravilhoso, que chega à ponta oferecendo serviços que, muitas vezes, nem o Estado alcança. Já participei de uma dessas expedições e tenho certeza de que o recurso será muito bem aplicado por essa instituição séria e competente”, afirmou.
Cláudio Rosa, médico voluntário e representante do Instituto Alma Pantaneira, ressaltou a importância da integração com o poder público. “A próxima ação será em outubro e seguirá até o início de novembro. O mais importante é a integração que vem sendo construída com a Prefeitura e com outras instituições que atuam na área rural. O apoio financeiro é fundamental para a execução dos projetos, mas considero ainda mais relevante o acolhimento. O vereador percebeu essa importância e, junto com a Secretaria de Saúde e o prefeito, fortaleceu esse entrosamento, que permite oferecer atendimento de forma uniforme à população rural”, declarou. Também participou da cerimônia de repasse Leonardo Palmeira, integrante do Instituto.
O projeto também recebe suporte da Marinha do Brasil, que cede caminhões e militares para o transporte de materiais e reforço logístico durante as expedições. O atendimento promovido pela iniciativa busca ampliar o acesso à saúde e oferecer suporte a populações em situação de vulnerabilidade no Pantanal sul-mato-grossense.
Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá