Prefeito discute automação na fronteira e fluidez aduaneira com Superintendência da Receita Federal

Prefeito discute automação na fronteira e fluidez aduaneira com Superintendência da Receita Federal

O prefeito Dr. Gabriel reuniu-se nesta terça-feira, 22 de julho, com representantes da Receita Federal para discutir a modernização dos processos aduaneiros na fronteira entre Corumbá e Puerto Quijarro (Bolívia). O encontro contou com a presença do superintendente-adjunto da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, auditor-fiscal Erivelto Moyses Torrico Alencar; da delegada da Alfândega em Corumbá, auditora-fiscal Flavia Mesquita; e da delegada-adjunta, Tatiane Laranjo Amadeu Suhogusoff.

Durante a reunião, foi abordado o projeto de automação do fluxo de veículos no Posto Esdras, ponto estratégico para o comércio internacional na região. De acordo com a Receita Federal, o novo sistema, atualmente em fase de estudos, tornará digital o controle de entrada e saída de veículos. Com isso, o tempo de liberação deve ser reduzido sem comprometer a fiscalização.

O estudo para a modernização também será discutido com autoridades aduaneiras da Bolívia. “A cooperação transfronteiriça é essencial para que o sistema funcione plenamente”, afirmou o superintendente-adjunto da Receita Federal da 1ª Região Fiscal, que abrange Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal.

Na segunda quinzena de junho, o prefeito Dr. Gabriel já havia se reunido com a delegada da Alfândega da Receita Federal em Corumbá, Flavia Mesquita, para discutir propostas de melhoria da logística na região fronteiriça, diante do crescimento das operações de importação e exportação. Um dos principais pontos tratados foi a limitação da atual estrutura física do Posto Esdras. Na ocasião, a Receita comprometeu-se a realizar um estudo técnico para viabilizar melhorias no local.

Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá

plugins premium WordPress