Praça histórica de Miranda será revitalizada pelo Governo de MS com investimento de R$ 3 milhões

Fundada em 1778, a cidade de Miranda – no oeste de Mato Grosso do Sul – carrega nas suas ruas e construções o retrato da formação cultural do Estado. Um dos marcos desse legado é a Praça Central Agenor Carrilho, localizada no coração do município, próximo a três imponentes edifícios: a Casa dos Padres, a Igreja Nossa Senhora do Carmo (a Matriz) e o prédio da Prefeitura.

Nesse espaço aberto, o cenário fica completo com o coreto em formato de barco, usado nas décadas passadas para abrigar carretas, bois e tropas durante as visitas dos fazendeiros à cidade.

Agora, esse local histórico se prepara para uma nova fase. O governo estadual, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), lançou terça-feira (8) uma licitação pública para a conclusão das obras de revitalização da praça, com orçamento previsto de R$ 3.037.162,70.

A requalificação do espaço busca preservar a memória histórica da cidade, ao mesmo tempo em que moderniza sua infraestrutura urbana. A intervenção deve contemplar melhorias urbanísticas, paisagísticas e de acessibilidade, garantindo que o espaço continue sendo ponto de encontro e identidade para a população local.

“O projeto busca unir respeito à memória local com modernização da infraestrutura urbana. Trata-se de um investimento estratégico para impulsionar o desenvolvimento urbano e valorizar um espaço que faz parte da identidade de Miranda”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho.

A licitação será realizada na modalidade de concorrência eletrônica, sob regime de empreitada por preço unitário e critério de julgamento pelo menor preço. A abertura das propostas está marcada para o dia 25 de julho de 2025, às 8h30 (horário local). Os interessados podem acessar o edital completo nos sites da Agesul (https://www.agesul.ms.gov.br) e do Governo Federal (https://www.gov.br/pncp/pt-br).

A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com a preservação do patrimônio cultural e o fortalecimento da infraestrutura dos municípios.

Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Foto: Chico Ribeiro/Arquivo

plugins premium WordPress