Ponto de vacinação contra sarampo será montado na feira livre no domingo, dia 13

Corumbá abre 5 postos de saúde no sábado, dia 17, para vacinação contra influenza

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de prevenção ao sarampo após a Bolívia emitir alerta sanitário devido ao aumento de casos da doença naquele país. Mais de 80 casos da doença foram confirmados pelas autoridades bolivianas, elevando o risco devido ao intenso fluxo de pessoas entre os dois países.

Diante do cenário, a Prefeitura promoveu uma reunião emergencial envolvendo as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. Escolas com grande número de alunos residentes na Bolívia, como Eutrópia Gomes Pedroso e CAIC Padre Ernesto Sassida, foram priorizadas para campanhas de vacinação. A imunização já foi realizada na escola Eutrópia e está agendada para a próxima semana no CAIC, antes do início das férias escolares, período considerado de maior risco para disseminação do vírus.

Walkiria Arruda da Silva, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, destacou a importância da vacinação, especialmente para crianças e grupos vulneráveis. O calendário vacinal prevê a aplicação da tríplice viral aos 12 meses, com reforço aos 15 meses. Em caráter excepcional, o Ministério da Saúde recomendou a chamada “dose zero” para bebês a partir de seis meses, devido ao aumento do risco de complicações.

No próximo domingo, 13 de julho, será montado um ponto de vacinação contra o sarampo na Feira Municipal, no Cerest, para ampliar a cobertura vacinal. Gestantes, que não podem receber a vacina, devem redobrar os cuidados, evitando ambientes fechados e mantendo medidas de higiene, já que a infecção pode trazer riscos ao bebê, incluindo aborto.

A Secretaria de Saúde orienta pais e responsáveis a conferirem a carteirinha de vacinação das crianças e, em caso de dúvida, procurarem uma unidade de saúde para avaliação. “Contamos com o apoio da população para evitar a circulação do sarampo em nosso município”, reforçou Walkíria Arruda da Silva.

Além das medidas locais, o Ministério da Saúde do Brasil solicitou apoio logístico a Corumbá para a entrega de 600 mil doses de vacina contra o sarampo destinadas à Bolívia. O material será recebido em território brasileiro e transferido imediatamente para as autoridades bolivianas, que farão o transporte até o destino final.

Sarampo 3

Fonte:AsCom PMC

plugins premium WordPress