Um susto na tarde de ontem, 09 de outubro de 2025, mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul em Corumbá. Por volta das 15h15min, o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM) foi acionado para atender uma ocorrência crítica de Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) — um engasgamento — na Avenida Rio Branco, no Bairro Universitário.
A urgência era tamanha que o pai da criança deslocou-se de motocicleta diretamente até o Quartel do 3º GBM para pedir socorro, informando que sua filha de 3 meses estava engasgada com leite materno e desacordada.
A guarnição de salvamento agiu prontamente e se deslocou para a residência. No local, a equipe foi recebida pela mãe que trazia a bebê, identificada pelas iniciais H. M. L. N., nascida em 01/07/2025, nos braços.
Para alívio dos militares, a criança já apresentava respiração e circulação espontâneas no momento da chegada. A genitora relatou que a bebê havia aspirado o líquido (leite materno), mas a melhora foi resultado da sua ação heroica e imediata. Antes da chegada dos bombeiros, a mãe havia realizado a manobra de desobstrução que conseguiu liberar as vias aéreas da filha, salvando a vida da recém-nascida.
Apesar da recuperação inicial em casa, a guarnição realizou a avaliação inicial e a estabilização da pequena vítima, que foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Corumbá para atendimento médico e acompanhamento especializado. A rápida e eficaz reação da mãe, somada ao atendimento imediato do Corpo de Bombeiros, foi fundamental para garantir o bem-estar e a segurança da criança.