A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Camapuã, realizou, nesta semana, uma reunião institucional com a diretoria do Sindicato Rural do município, com o objetivo de estreitar laços e estabelecer compromissos voltados ao fortalecimento da segurança pública e ao desenvolvimento local.
O encontro permitiu a abertura de um canal direto de diálogo entre a Polícia Civil e o setor agropecuário, que é uma das principais forças econômicas de Camapuã.
Foram discutidas pautas de interesse comum, como estratégias de prevenção ao crime no campo e ações conjuntas que reforcem a proteção da população rural, como ações de cidadania e palestras para campesinos e trabalhadores rurais, com vistas a frear os crimes de violência doméstica e o abuso de álcool e outras substâncias entorpecentes.
Também foram alinhadas perspectivas de futuras parcerias e agendas de cooperação, visando integrar esforços em prol da segurança, da economia e da tranquilidade social.
O Delegado de Polícia titular de Camapuã, Dr. Gustavo Detomi, destacou a importância da aproximação com o setor produtivo: “assumi a gestão da unidade policial com a missão de modernizar o fluxo de procedimentos investigativos e, mais que isso, reinserir a Polícia Civil no centro das discussões e desenvolvimento da comunidade local. Nesse sentido, a união entre sociedade civil organizada e a polícia judiciária é essencial para o enfrentamento dos desafios locais”, enfatizou a Autoridade Policial.
O Sindicato Rural de Camapuã é uma entidade fundada em 1969, conta com mais de 400 associados e atua em diversas frentes: capacitação profissional, em parceria com o Senar, tendo formado centenas de trabalhadores e produtores; assistência técnica e tributária, auxiliando na regularização de empregados e no cadastramento de máquinas agrícolas; programas sociais e de saúde, com atendimento gratuito em parceria com a Famasul; projetos ambientais premiados nacionalmente, como o de proteção de nascentes; e ações de educação junto a crianças e jovens, como o Programa Agrinho.
Por sua vez, a Policia Civil reafirma seu permanente compromisso com a construção de soluções integradas, reforçando que a cooperação entre o poder público e o setor agropecuário é fundamental para garantir mais segurança, fomentar o desenvolvimento e assegurar um futuro mais próspero para toda a comunidade.
Via: PCMS