A Prefeitura de Corumbá realizou, na quarta-feira, 9 de julho, um curso voltado ao aperfeiçoamento do funcionalismo municipal, com foco na conduta ética no exercício da função pública. A capacitação, intitulada “Código de Ética e as Infrações ao Estatuto do Servidor”, foi promovida pela Escola de Governo (EGOV) e ocorreu das 13h às 17h, no auditório do Paço Municipal, reunindo mais de 60 servidores.
Com o objetivo de reforçar o compromisso dos agentes públicos com a administração e com a sociedade, o curso abordou deveres, responsabilidades e limites da atuação profissional no setor público. A programação incluiu temas como ética funcional, abuso de poder e condutas vedadas.
As exposições técnicas ficaram a cargo dos servidores Thiago Henrique Arguelho Villa da Silva, Rhianna do Nascimento e Lizelia Leite Crivelini. A psicóloga Olga Sanabria, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e a advogada Gisele Maria Barbosa da Cruz Souza, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seprad), também contribuíram com reflexões sobre o ambiente de trabalho e a proteção da integridade funcional.
Para a servidora Patrícia Gonzalez, coordenadora da Oficina de Dança de Corumbá, a iniciativa foi uma oportunidade inédita de aprendizado. “Achei muito importante, porque há questões que precisamos aprender e também saber lidar, tanto com nossos colegas quanto no atendimento ao público”, afirmou.
A Escola de Governo tem promovido ações voltadas à valorização e qualificação do servidor, com o objetivo de ampliar a eficiência dos serviços públicos e fortalecer os princípios da administração pública.
Fonte:AsCom PMC