Com público de 10 mil pessoas, tradição e admiração celebram a Independência do Brasil – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Com público de 10 mil pessoas, tradição e admiração celebram a Independência do Brasil – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A tradicional comemoração de 7 de Setembro avançou pelo centro de Campo Grande dando espaço a uma grande celebração pelos 203 anos de Independência do Brasil. Arquibancadas e calçadas da Rua 13 de Maio ficaram lotadas pelo público de 10 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar.

Autoridades acompanharam o desfile que contou com 4 mil integrantes de 18 organizações civis. “A gente participa como todo nosso entusiasmo. O desfile de hoje foi mais uma vez extremamente positivo com tudo que a gente tem em relação a segurança pública, as forças armadas brasileiras”, declarou o governador Eduardo Riedel.

Após revista à tropa militar na Avenida Mato Grosso, houve hasteamento de bandeiras e acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria, conduzido por estudantes da rede pública e militares.

“Quando a gente traz a nossa tropa e as escolas para desfilar e a população aplaude e comparece, como compareceu hoje, o sucesso é garantido”, frisou o general Alcides Valeriano de Faria Júnior, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste). 

A Associação Cidade dos Meninos de Campo Grande abriu o desfile, seguida pelas organizações Filhas de Jó e Ordem DeMolay. Logo atrás vieram alunos das escolas estaduais cívico-militares Marçal de Souza Tupã-y e Professor Tito, e do Colégio Militar de Campo Grande.

“Reforçar o nosso compromisso com a democracia e com os princípios que regem a nossa nação. É o que fica hoje de um lindo desfile”, destacou o deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Integrantes do Exército e da Aeronáutica marcharam a pé, seguidos pelos membros da Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil.

Com público de 10 mil pessoas, tradição e admiração celebram a Independência do Brasil – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do SulRosimeire Brites, cabeleireira de 53 anos, trouxe o neto Artur de 7 anos para assistir ao desfile. “Acho legal ele conviver com os militares porque é uma forma de ver que ele pode ter um futuro. É um exemplo. Assim com estimulei meus filhos. O meu filho mais velho acabou sendo cabo do exército e tenho um primo que mudou a história de vida através do exército”, contou. 

Com público de 10 mil pessoas, tradição e admiração celebram a Independência do Brasil – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Vadeir Barros da Silva, de 51 anos, subtenente da polícia militar costumava desfilar quando ainda estava na ativa, agora na reserva, acompanhou a comemoração ao lado do filho e aproveitou para interagir com colegas de corporação. “Um ato histórico. Temos que registrar e fica guardado na memória”, disse. 

A servidora pública aposentada de 66 anos, Iara Faria assiste ao desfile todos os anos. “Acho muito bonita a uniformidade. Muito lindo, admiro. O 7 de Setembro é maravilhoso. Contemplar, admirar, aplaudir. É simbólico. É civilidade”, conta. 

Encerraram o desfile, integrantes do Comando Militar do Oeste, das polícias Militar, Civil, Penal e Científica, e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e entrevistas.

plugins premium WordPress