Servidores da Rede Municipal de Ensino participam do curso “Formação Teórico-Prática de Facilitadores de Práticas Restaurativas na Escola”, iniciativa em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD/MS).
As atividades presenciais serão realizadas até o dia 07 de agosto de 2025, na sala de aula do Centro de Convenções do Pantanal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A abertura foi realizada nessa terça-feira (06) e contou com a participação do juíz da 1ª Vara Cível e titular da Vara da Infância e Juventude de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos e do Secretário-Adjunto de Educação, Gilson Pacola.
Ao todo 53 profissionais de Educação das unidades escolares da Reme participam da capacitação. Com carga horária total de 40 horas, o curso combina atividades presenciais e à distância, sendo 16 horas de conteúdo ofertado na modalidade EAD e 24 horas de aulas presenciais. A capacitação é ministrada pelas instrutoras Valquiria Rédua da Silva, Psicóloga, gestora da Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional da Secretaria Estadual de Educaçãom coordenadora do programa Justiça Restaurativa na Escola, e Márcia Alessandra de Souza Sena, Professora da REE e Facilitadora do Programa Justiça Restaurativa na Escola.
A formação visa preparar facilitadores para aplicação de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz, oferecendo ferramentas práticas de prevenção e resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar entre diretores, professores, estudantes e familiares.
A proposta está alinhada ao que estabelece o Plano Pedagógico Mínimo Orientador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contribuindo para o fortalecimento de práticas que promovam o diálogo, o acolhimento e a convivência escolar saudável.
Diante dos desafios enfrentados pelas escolas no cenário contemporâneo, com o aumento de expressões de violência e conflitos no ambiente escolar, a formação se mostra essencial para consolidar a escola como um espaço seguro, de aprendizagem integral e desenvolvimento humano.
A iniciativa reforça a necessidade constante da promoção de uma educação mais humana, empática e comprometida com os direitos das crianças e adolescentes. “Com a atuação dos novos facilitadores formados, Corumbá avança na implementação de políticas públicas que fortalecem a escuta, o respeito e a valorização de cada estudante e membro da comunidade escolar”, disse a Secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib.
Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá