Capacitação em Práticas Restaurativas visa mecanismos para solução de conflitos escolares

Capacitação em Práticas Restaurativas visa mecanismos para solução de conflitos escolares

Servidores da Rede Municipal de Ensino participam do curso “Formação Teórico-Prática de Facilitadores de Práticas Restaurativas na Escola”, iniciativa em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Secretaria de Estado de Educação (SED-MS), Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD/MS).
As atividades presenciais serão realizadas até o dia 07 de agosto de 2025, na sala de aula do Centro de Convenções do Pantanal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A abertura foi realizada nessa terça-feira (06) e contou com a participação do juíz da 1ª Vara Cível e titular da Vara da Infância e Juventude de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos e do Secretário-Adjunto de Educação, Gilson Pacola.
Ao todo 53 profissionais de Educação das unidades escolares da Reme participam da capacitação. Com carga horária total de 40 horas, o curso combina atividades presenciais e à distância, sendo 16 horas de conteúdo ofertado na modalidade EAD e 24 horas de aulas presenciais. A capacitação é ministrada pelas instrutoras Valquiria Rédua da Silva, Psicóloga, gestora da Coordenadoria de Psicologia e Serviço Social Educacional da Secretaria Estadual de Educaçãom coordenadora do programa Justiça Restaurativa na Escola, e Márcia Alessandra de Souza Sena, Professora da REE e Facilitadora do Programa Justiça Restaurativa na Escola.
A formação visa preparar facilitadores para aplicação de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz, oferecendo ferramentas práticas de prevenção e resolução pacífica de conflitos no ambiente escolar entre diretores, professores, estudantes e familiares.
A proposta está alinhada ao que estabelece o Plano Pedagógico Mínimo Orientador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contribuindo para o fortalecimento de práticas que promovam o diálogo, o acolhimento e a convivência escolar saudável.
Diante dos desafios enfrentados pelas escolas no cenário contemporâneo, com o aumento de expressões de violência e conflitos no ambiente escolar, a formação se mostra essencial para consolidar a escola como um espaço seguro, de aprendizagem integral e desenvolvimento humano.
A iniciativa reforça a necessidade constante da promoção de uma educação mais humana, empática e comprometida com os direitos das crianças e adolescentes. “Com a atuação dos novos facilitadores formados, Corumbá avança na implementação de políticas públicas que fortalecem a escuta, o respeito e a valorização de cada estudante e membro da comunidade escolar”, disse a Secretária Municipal de Educação, Mabel Sahib.

Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá

plugins premium WordPress