Fortalecer as práticas da assistência farmacêutica no SUS (Sistema Único de Saúde), com foco na qualificação da gestão e troca de experiências foram debatidos durante a IV Oficina e Reunião Técnica da Assistência Farmacêutica promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), sexta-feira (16) em Campo Grande.
Direcionada aos profissionais que atuam na assistência farmacêutica nos municípios de Mato Grosso do Sul e parceiros, a oficina tem uma vez que finalidade orientar os participantes sobre os diferentes componentes da assistência farmacêutica, alinhar diretrizes técnicas e apresentar detalhes do programa Remédio em Moradia.
“Levante encontro é uma oportunidade valiosa para os profissionais aprofundarem seus conhecimentos em compras públicas, do programa ‘Remédio em Moradia’ e o sobre projeto ‘Farmácia Viva’, ambos cá do nosso Estado. Aliás, a programação inclui atualizações relevantes em patologias, palestras que detalharam os componentes da assistência farmacêutica e atividades dinâmicas para estimular a interação, a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais”, destaca a coordenadora de Assistência Farmacêutica da SES, Patrícia Veiga Carrilho Olszewski.
Responsável pelo espeque técnico científico da assistência farmacêutica da SES, a farmacêutica Juliana Conegero, ressalta a valor do espeque da assistência aos municípios.“Nosso evento tem uma vez que foco as informações relacionadas à assistência farmacêutica nos municípios. Nós temos os componentes da assistência farmacêutica, os medicamentos que são fornecidos pelo SUS e apoiamos os farmacêuticos de Mato Grosso do Sul”, explica Juliana.
Coordenadora Municipal de Assistência Farmacêutica no município de Bonito, Adriana Andrade avalia que a troca de experiências e o estágio proporcionados pelo encontro são fundamentais para aprimorar e padronizar os serviços, tanto na atenção básica quanto na especializada. Ela destaca uma vez que a iniciativa estadual do ‘Remédio em Moradia’ para o componente especializado inspirou a geração do programa municipal ‘Remédio na Porta’ em Bonito, focado na atenção básica.
“Atualmente, Bonito atende 90 pacientes com o programa Remédio na Porta, implementado há somente três meses, complementando os 250 pacientes já atendidos pelo Estado com o Remédio em Moradia. Essa adaptação de uma prática bem-sucedida da SES demonstra uma vez que a parceria e o estágio reciprocamente impulsionam a evolução da saúde lugar.
A iniciativa da SES reforça o compromisso com a melhoria contínua da assistência farmacêutica, reconhecendo a atuação dos profissionais e a valor da gestão qualificada para prometer à população sul-mato-grossense o chegada a medicamentos.
Helton Davis, Notícia SES
Fotos: Helton Davis