Em sua primeira visita à cidade, o rapper emocionou a plateia com hits e momentos de descontração com os fãs
Na noite do dia 16 de maio, o Palco das Américas foi cenário de uma grande celebração do rap pátrio com a apresentação do rapper carioca Xamã, que encantou o público do 18º Festival América do Sul em Corumbá. Com um show repleto de sucessos e grandes momentos de interação com a plateia, o artista conquistou a cidade e deixou sua marca na primeira visitante ao Pantanal.
Antes do show, durante a passagem de som pela manhã, Xamã quebrou o protocolo e logo se aproximou do público presente. “Foi maravilhoso pra minha equipe poder tocar cá pela primeira vez e receber esse carinho de todo mundo”, comentou o artista, visivelmente emocionado com a recepção calorosa da cidade.
Durante o espetáculo, Xamã interpretou sucessos porquê “Verso Acústica #6”, “Malvadão 3”, “INEFÁVEL” e “Luxúria”. Um momento marcante foi quando, durante a performance de “Rock Danger”, o rapper pediu para o público formar uma roda punk para ele poder descer e participar. “Existe roda punk em Corumbá!”, brincou o rapper, arrancando risos e exalo do público.
Outro momento inesperado foi quando o cantor embalou a plateia com versões de clássicos do pop romântico brasílio, porquê “Só pro Meu Prazer”, de Leoni, e “Escorço de Deus”, de Armandinho. Nessa segmento do show, ficou clara para os presentes a versatilidade músico do artista que fez o público trovar junto a todo momento, fosse com seus hits ou em momentos porquê esse.
O clima permaneceu relaxado quando Xamã parou o show para pedir uma rodada de caipirinhas de um vendedor ambulante para partilhar para a orquestra, em uma breve pausa. O repertório, que misturou sonoridades do rap, trap e outras influências, fez o público dançar, trovar e vibrar até o último acorde.
Apesar de sua popularidade, o artista confessou que ainda não conhecia Corumbá. “Sempre quis saber a cidade, logo, além de estar nesse festival maravilhoso, é minha primeira vez cá. O carinho da galera é maravilhoso”, declarou.
Ainda sobre a recepção do público, Xamã afirmou: “Maravilhoso, mal cheguei, a galera já falou, você já é de Corumbá! Portanto, esse carinho é muito importante. Uma vez que carioca, é muito incrível ver porquê nosso som é sabido e admirado cá, vindo do Rio, em uma cidade tão distante, e sendo tão muito recebido, me emociona bastante.”
A virilidade contagiante do show também conquistou a cantora sul-mato-grossense SoulRa, que acompanhou o show. “Achei extremamente pra cima, diversificado, com resistência do povo. A conexão entre cariocas e corumbaenses existe, e foi demais ver o povo cantando as músicas do início ao término”, afirmou.
Já a fã Emilly Fernanda, integrante do fã-clube do cantor e nail designer, descreveu sua experiência porquê um tanto memorável: “Foi uma oportunidade única, um momento muito importante pra mim. Espero que ele volte logo, porque sou fã há sete anos e sempre quis conhecê-lo de perto. Ainda estou sem solo!”
A noite terminou com uma mistura de emoções, música e união entre diferentes estilos, consolidando Xamã porquê um dos principais nomes do rap pátrio a marcar presença em Corumbá e reforçando a variação cultural do Festival América do Sul.
O Festival América do Sul acontece até o dia 18 de maio, com uma vasta programação cultural. Confira as atrações cá: https://mscultural.ms.gov.br/festival/festival-america-do-sul/.
Daniel Rockenbach, Ascom FAS 2025
Fotos: Leandro Benites/Ascom FAS 2025