Iniciativa desenvolvida na zona rural é destaque nacional e única representante do Centro-Oeste entre os finalistas
A Escola Municipal Polo Monte Azul, localizada na zona rural de Corumbá (MS), conquistou reconhecimento nacional ao ser premiada na 6ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O projeto “Trabalhando a compreensão sobre o ato de comer”, idealizado pela nutricionista Bruna Fernanda Antônio Clímaco, garantiu à escola um prêmio de R$ 10 mil. O recurso será investido em ações voltadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Rede Municipal de Ensino.
Projeto corumbaense é o único finalista do Centro-Oeste entre mais de 2 mil escolas
Com mais de 2 mil escolas participantes e 1.716 relatos inscritos de todo o Brasil, apenas 20 projetos foram selecionados para compor o livro oficial da Jornada EAN. O trabalho da nutricionista Bruna foi o único representante do Centro-Oeste e do Mato Grosso do Sul a figurar entre os destaques nacionais.
A proposta foi reconhecida dentro do Tema 1: Comer em companhia, com prazer e atenção, ao valorizar práticas alimentares saudáveis de forma criativa, empática e com forte envolvimento da comunidade escolar.
Envolvimento da escola rural foi essencial para o sucesso da proposta
As ações do projeto foram realizadas nos dias 5, 19 e 26 de setembro, e 3 de outubro de 2024, envolvendo alunos, professores, merendeiras e familiares da comunidade da Escola Monte Azul. O foco foi promover um ambiente de aprendizado sobre alimentação consciente, incentivando a reflexão sobre os hábitos alimentares no contexto escolar.
A secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, destacou a importância do feito:
“É uma conquista que reforça o valor da educação alimentar desde cedo. Ensinar o comer consciente é uma lição para a vida.”
Premiação será entregue em agosto, durante evento nacional
A entrega do prêmio ocorrerá durante o Encontro Nacional do PNAE, nos dias 12 e 13 de agosto, em São Paulo. Na ocasião, será lançado o livro oficial da Jornada, que reunirá os melhores relatos da edição — incluindo o projeto da Escola Monte Azul.
O valor da premiação é proveniente do projeto “Alimentação Escolar Nota 10”, uma iniciativa que une a Itaipu Binacional, o FNDE, o IFSULDEMINAS e a Fadema, voltada à valorização de nutricionistas e merendeiras.