Ação priorizou grupos vulneráveis e ajudou a conter avanço de doenças respiratórias
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou neste domingo (4 de maio) a campanha especial de vacinação contra a Influenza e a COVID-19, focada nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A mobilização aconteceu entre os dias 1º e 4 de maio, com atendimento no Ginásio Poliesportivo e sistema drive-thru, das 8h às 12h.
Quase 4 mil pessoas vacinadas em 4 dias
Durante os quatro dias de campanha, foram aplicadas 3.954 doses, somando vacinas contra a gripe e a COVID-19. A ação teve como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal entre os públicos mais vulneráveis e ajudar a conter a disseminação dos vírus respiratórios que se intensificam com a chegada do outono.
Segundo a Secretaria de Saúde, a estratégia contribuiu para reduzir o risco de complicações graves, especialmente entre crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Vacinas seguiram disponíveis até o fim dos estoques
No último dia da campanha (domingo), foram ofertadas 1.000 doses contra a COVID-19, que foram aplicadas por ordem de chegada, até o esgotamento dos estoques. Já as doses contra a gripe (Influenza) foram suficientes para atender todos os públicos previstos.
Além da vacinação no ginásio, o atendimento por drive-thru facilitou o acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e garantiu mais agilidade ao processo.
Quem foram os grupos atendidos?
A campanha atendeu exclusivamente os grupos prioritários, incluindo:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes e puérperas
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Profissionais da saúde
-
Povos indígenas e comunidades tradicionais
-
Pessoas com deficiência permanente ou comorbidades
-
Professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e forças de segurança
A importância da vacinação não acaba com a campanha
Mesmo com o encerramento da ação intensiva, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. A proteção contra a gripe e a COVID-19 continua sendo essencial para evitar casos graves, internações e sobrecarga no sistema de saúde, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
Se você faz parte de um grupo prioritário e não conseguiu se vacinar durante a campanha, procure a unidade de saúde mais próxima para verificar a disponibilidade das doses.
Fotos: Renê Márcio Carneiro