Corumbá enfrenta lotação em alguns postos após alerta sobre colapso na rede de saúde

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na última segunda-feira (28) uma Nota de Recomendação em razão do aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e síndrome gripal que o município poderia sofrer. O cenário atual é de alerta: alguns postos de saúde ja estão lotando, os pronto-atendimentos operam no limite em alguns horários mas ainda assim dão conta de atender a população, porém, há risco de superlotação dos leitos de internação, principalmente em unidades pediátricas e de terapia intensiva (UTIs).

Vale lembrar que o engajamento de toda a população para evitar o colapso da rede de atendimento é muito importante bem como a colaboração de toda comunidade e das empresas locais.

Corumbá enfrenta lotação em alguns postos após alerta sobre colapso na rede de saúde
Foto: Enviada pelo internauta

Aumento da síndrome gripal preocupa autoridades

Além da SRAG, a cidade também registra aumento nos atendimentos por síndrome gripal, com sintomas semelhantes, como febre alta, tosse seca, dor de garganta, coriza, dor no corpo, fadiga e, em casos mais graves, dificuldade para respirar. Pessoas com comorbidades, crianças e idosos são os mais vulneráveis.

Com o avanço das infecções respiratórias, é importante que todas as pessoas com sintomas gripais usem máscara, inclusive em ambientes de trabalho. É importante também que empresas incentivem e facilitem o uso de máscaras por seus colaboradores, como forma de proteger tanto os funcionários quanto o público, e evitar a propagação acelerada do vírus.

Medidas preventivas recomendadas

Para conter o avanço das doenças respiratórias, as recomendações da Prefeitura incluem:

  • Isolamento imediato de pessoas com teste positivo ou sintomas gripais, por ao menos 7 dias;
  • Uso obrigatório de máscaras em locais públicos e por qualquer pessoa com sintomas;
  • Higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel;
  • Desinfecção diária de ambientes com circulação de pessoas;
  • Vacinação dos grupos prioritários, com reforço nas campanhas;
  • Suspensão de eventos com aglomeração, salvo os relacionados à saúde;
  • Interrupção temporária das aulas em escolas públicas e privadas entre 29 de abril e 4 de maio, com possibilidade de prorrogação;
  • Procura imediata por atendimento médico ao primeiro sinal de febre persistente, dificuldade para respirar ou queda de saturação.

Prevenção é o melhor remédio

Neste momento crítico, a prevenção é fundamental. Além do uso de máscaras e da higienização constante, manter ambientes ventilados, evitar locais fechados e aglomerações também são atitudes que salvam vidas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que os cidadãos não negligenciem sintomas, não se automediquem e busquem ajuda médica assim que perceberem sinais de agravamento.

+ Notícias que você pode gostar

plugins premium WordPress