Presidentes discutem cooperação em segurança e comércio bilateral durante a Cúpula de Inteligência Artificial
Nesta quinta-feira (19), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron se reuniram para discutir ações colaborativas visando o combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e outras formas de crime transnacional na fronteira entre o Brasil, no Amapá, e a Guiana Francesa. O encontro aconteceu em meio à Cúpula do Impacto da Inteligência Artificial, que ocorre em Nova Délhi, na Índia.


Os líderes também abordaram temas da agenda bilateral, incluindo cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, além de comércio. A pauta global dos dois presidentes incluiu discussões sobre paz, segurança e o uso da inteligência artificial. Durante a reunião, Macron estendeu um convite a Lula para participar da Cúpula do G7, que acontecerá em Evian, França, nos dias 15 e 16 de junho deste ano. O G7 é composto pelas sete maiores economias do mundo.
Diálogo com Outros Líderes
No mesmo dia, Lula manteve encontros bilaterais com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake. Durante a conversa com Plenković, o presidente brasileiro expressou suas expectativas sobre a implementação do acordo entre Mercosul e União Europeia e discutiu questões relacionadas à paz e à segurança internacional.
Com Dissanayake, o foco da conversa foi o comércio bilateral e a criação de um plano abrangente de cooperação, que abrange setores como turismo, agricultura e comércio. Lula também convidou o presidente do Sri Lanka a visitar o Brasil em uma data a ser definida posteriormente.











