Acolhimento dos Bombeiros salva vida após tentativa no Rio Paraguai

Uma ação humanizada do Corpo de Bombeiros em Corumbá destacou a importância da prevenção ao suicídio nesta segunda-feira. Após resgatar uma mulher que saltou no Rio Paraguai, os militares utilizaram o diálogo para oferecer suporte emocional. A vítima foi encaminhada para avaliação médica, reforçando a necessidade de buscar ajuda em momentos de crise....

Diálogo e escuta ativa foram fundamentais para demover mulher da ideia de desistência da vida em Corumbá.

A atuação do Corpo de Bombeiros Militar em Corumbá, na última tarde de domingo (28), foram além das técnicas de salvamento físico. Em um cenário de extrema vulnerabilidade na Rua Domingos Sahib, a guarnição demonstrou que a prevenção ao suicídio começa com o olhar atento e a empatia. Uma mulher de 48 anos, enfrentando um momento de severo sofrimento emocional, saltou nas águas do Rio Paraguai após declarar desesperança em uma conveniência local.

O incidente, ocorrido próximo à Praia Vermelha, exigiu uma resposta rápida. Além do salvamento aquático dificultado pelo fato de a vítima não saber nadar e estar alcoolizada, os militares precisaram aplicar técnicas de mediação de conflitos e suporte psicológico imediato. A estratégia de prevenção ao suicídio foi aplicada através da escuta ativa, permitindo que a mulher desistisse de tentar entrar novamente na água após o primeiro resgate.

O caso acende um alerta sobre a importância de observar sinais de crise em pessoas próximas. O Corpo de Bombeiros reforça que momentos de dor podem ser superados com suporte profissional. A vítima foi levada ao Pronto-Socorro para receber o atendimento multidisciplinar necessário. O diálogo e o acolhimento institucional mostraram-se, mais uma vez, ferramentas eficazes na prevenção ao suicídio e na proteção do bem mais precioso: A vida.

plugins premium WordPress