As escolas da REE (Rede Estadual de Ensino), que finalizaram o ano letivo nesta sexta-feira (19), passam a se preparar para o período escolar de 2026. Em janeiro, as unidades iniciam as atividades internas previstas, incluindo o início do ano escolar e a confirmação de lotação e apresentação dos professores. Entre os dias 3 e 6 de fevereiro, ocorre a jornada formativa, dedicada ao planejamento e à formação dos profissionais da educação.
O retorno dos estudantes está marcado para o dia 9 de fevereiro, quando têm início as aulas do novo período, após uma etapa de organização que assegura o início do ano com planejamento e
acolhimento das equipes escolares.
A REE encerrou hoje, oficialmente, o ano letivo de 2025. O dia é marcado pela realização do conselho de classe final, etapa que conclui o processo de avaliação e consolida os resultados de aprendizagem dos estudantes em todas as unidades escolares.
O encerramento das atividades de 2025 reafirma o compromisso da Rede Estadual com um trabalho pedagógico consistente, organizado e articulado, garantindo que cada etapa do processo educacional seja concluída com responsabilidade e foco no desenvolvimento dos estudantes.
O fechamento do ciclo ocorre após uma semana dedicada aos exames finais, realizados entre os dias 15 e 18 de dezembro, e que ofereceram aos estudantes uma oportunidade adicional para
alcançar os objetivos previstos para o ano. Antes disso, no dia 12, foram lançadas as médias bimestrais finais, dando início ao conjunto de etapas que compõem o encerramento do período letivo.
No conselho de classe, gestores, coordenadores e professores analisam os resultados consolidados, avaliam o percurso pedagógico desenvolvido ao longo do ano e definem a situação final de cada estudante. O momento é considerado fundamental para garantir transparência, responsabilidade pedagógica e alinhamento das decisões que envolvem o processo de aprendizagem.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Foto: Bruno Rezende/Secom (arquivo)









