O governador Eduardo Riedel recebeu nesta quinta-feira (18) o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia. No encontro foram tratadas parcerias em diferentes setores, entre elas na educação, para continuidade e ampliação de aulas de yoga nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

“Participamos da reunião om o embaixador onde repactuamos este acordo para os cursos de yoga em sete escolas estaduais. A formação dos profissionais que dão (aula) yoga é feita justamente com a Embaixada Indiana. Estamos discutindo inclusive a ampliação deste projeto”, afirmou o secretário estadual de Educação, Hélio Daher.
O secretário inclusive revelou que neste ano houve aulas específicas de yoga para alunos do 3° ano da Escola Estadual Joaquim Murtinho. O objetivo era servir de ferramenta emocional para fazerem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Foi feito este trabalho pela primeira vez e podemos dizer que o resultado foi positivo”.
A reunião que ocorreu no gabinete do governador também teve a participação do vice-governador José Carlos Barbosa e do senador Nelsinho Trad.
Festival
Outra pauta do encontro foi o início do planejamento do Festival do Yoga, que tem a realização da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Já iniciou a organização para edição de 2026.
Neste ano o Festival de Yoga Vida Saudável foi realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O objetivo foi promover a saúde física e mental de forma acessível a todas as pessoas.
Aberto ao público, o evento contou com diversas atividades simultâneas, em diferentes pontos do parque, como caminhada consciente (mindfulness walking), yoga adaptado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm













