Corumbá participa de oficina para implementação do implante contraceptivo no SUS

Corumbá participa de oficina para implementação do implante contraceptivo no SUS

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá participaram, no dia 6 de novembro, em Campo Grande, da Oficina para Implementação do Implante Subdérmico de Etonogestrel no Sistema Único de Saúde (SUS). O município foi representado por seis profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) — sendo três médicos e três enfermeiros — que atuarão como multiplicadores na Macro-Região Pantanal.

O implante subdérmico de etonogestrel é destinado a mulheres entre 14 e 49 anos e faz parte da estratégia nacional para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração no SUS. A iniciativa busca descentralizar o serviço, permitindo que as unidades de saúde municipais possam ofertar o método de forma segura e acessível.

A secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, destacou a importância da capacitação dos profissionais da Atenção Primária. “A qualificação é essencial, pois eles serão multiplicadores, para a descentralização do serviço, garantindo acesso ampliado dos métodos contraceptivos de longa duração e contribuindo para a redução das taxas de gravidez na adolescência”, afirmou.

Além da formação dos multiplicadores, serão adotadas estratégias contínuas de monitoramento e avaliação, por meio do Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS). O acompanhamento permitirá registrar o número de inserções e remoções dos implantes, assegurando o uso adequado e seguro do método contraceptivo.

Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá