O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira e a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, participaram na manhã desta quinta-feira, 16 de outubro, da apresentação do programa Envelhecer nos Territórios. A iniciativa será executada pelo Câmpus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e tem como objetivo promover o direito de envelhecer com dignidade, fortalecendo a rede de proteção às pessoas idosas no município.
O programa foi apresentado pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Edvânio Chagas, e pela diretora-geral do câmpus Corumbá, Renilce Miranda Cebalho Barbosa. A ação integra uma política nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e conta com financiamento proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende.
Em Mato Grosso do Sul, 40 agentes de direitos humanos serão formados, sendo dez em Corumbá. Os participantes receberão capacitação e atuarão em campo durante 12 meses, com bolsa mensal de R$ 750. A meta é alcançar aproximadamente duas mil pessoas idosas, por meio de visitas domiciliares que permitirão identificar possíveis violações de direitos e encaminhar os casos aos serviços públicos competentes. O programa será executado pelo IFMS e, nas próximas semanas, será lançado o edital para seleção e capacitação dos agentes que atuarão no município.
Para Dr. Gabriel, a iniciativa representa um avanço importante na valorização da pessoa idosa e na consolidação de políticas públicas voltadas ao cuidado e à dignidade. “Esse programa traz um olhar humanizado, técnico e contínuo sobre a realidade dos nossos idosos, contribuindo para garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Bia Cavassa, destacou o papel da rede de proteção local e a importância da articulação entre as instituições. “Essa integração é fundamental para que o cuidado com os idosos vá além da assistência, alcançando o fortalecimento da cidadania e do protagonismo dessa faixa etária”, ressaltou.
Desenvolvido pelo Governo Federal, o Programa Envelhecer nos Territórios foi instituído pela Portaria nº 561, de 04 de setembro de 2023, e busca incentivar a criação de órgãos municipais de gestão das políticas para idosos, além de fortalecer os conselhos de direitos.
Também acompanharam a apresentação, a secretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Jane Contu; o superintendente de Políticas Públicas, William Duarte, e o gerente de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social, Thiago Godoy.
FECIPAN
O prefeito acompanhou também a realização da Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal (FeciPAN 2025), que começou hoje no Câmpus Corumbá do IFMS. Nesta sexta, dia 17, acontecem as atividades de exposição e avaliação. O evento reúne estudantes, professores e pesquisadores da região, com o objetivo de apresentar inovações científicas e tecnológicas relacionadas ao Pantanal.
Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá