Corumbá passou a contar, na semana passada, com uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) entregue pelo Ministério da Saúde. O equipamento integra o pacote nacional de 400 unidades anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 21 de agosto, em Sorocaba (SP).
As UOMs oferecem atendimento odontológico a populações com dificuldade de acesso ao serviço, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, ribeirinhos, assentados e moradores de periferias urbanas. O objetivo do programa é ampliar a assistência em saúde bucal no país.
O prefeito Dr. Gabriel destacou que a chegada da unidade foi viabilizada por meio da articulação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS). “A unidade já está na cidade e vai permitir atender aos ribeirinhos, onde precisa chegar a cadeira do dentista”, afirmou.
Como funciona
As Unidades Odontológicas Móveis são componentes do programa Brasil Sorridente e funcionam como extensão das Unidades Básicas de Saúde. Elas podem oferecer tanto procedimentos de atenção primária quanto tratamentos especializados, como endodontia e a confecção de próteses dentárias.
Cada unidade conta com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia, frigobar, exaustor, canetas de alta e baixa rotação e fotopolimerizador. O Ministério da Saúde prevê a renovação da frota a cada cinco anos.
Os atendimentos são realizados por equipes de Saúde Bucal formadas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Também há a possibilidade de encaminhamento para serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb). Com informações da Ministério da Saúde.
Fonte:AsCom / Prefeitura de Corumbá