A semana começa em Mato Grosso do Sul com tempo firme e estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade. Essa condição meteorológica está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitações, em todas as regiões do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a presença de ar seco contribui para a redução significativa dos níveis de umidade relativa do ar nos próximos dias, especialmente durante a tarde, com valores variando entre 15% e 30%.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 10-16°C e máximas entre 27-30°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 13-22°C e as máximas entre 31-33°C.
Para as regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 12-17°C e máximas entre 28-32°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 17-19°C e máximas entre 28-30°C.
Quinta (24) e sexta-feira (25) a previsão é que continue o tempo firme na maior parte do Estado, com predomínio de céu claro a parcialmente nublado, sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitação.
No entanto no extremo sul do Estado a aproximação e o avanço de uma frente fria favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas com intensidade variando de fraca a moderada. A passagem deste sistema frontal, associada à atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e ao deslocamento de cavados, poderá contribuir para a formação de instabilidades atmosféricas na região.
A previsão é que a aproximação da nova frente fria no Estado seja entre os dias 26 e 29 de julho, com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além disso, são esperadas quedas nas temperaturas, com mínimas variando entre 10-15 °C, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo